sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Nova página do projeto QGIS WktRaster

O Quantum GIS agora tem um novo sistema de controle de defeitos nos plugins. Portanto, diversos plugins estão migrando para o novo site de forma a permitir aos usuários que reportem problemas e compartilhem experiência de uso.

O projeto WktRaster Plugin for Quantum GIS já está hospedado no endereço:
http://hub.qgis.org/projects/wktraster

Agradeço a todos que possam relatar possíveis problemas com o plugin. Software Livre cresce exatamente por esse relacionamento agradável entre usuários e desenvolvedores.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Referências Bibliográficas perfeitas no OpenOffice e Word

Os usuários do Firefox podem contar com um grande auxílio na hora de buscar referências bibliográficas para suas pesquisas.

O plugin Zotero do Firefox permite que o usuário crie uma conta para armazenar suas referências no servidor do Zotero. Isso significa que em qualquer máquina que tenha o plugin instalado você terá acesso à todas as suas pastas com referências bibliográficas organizadas e formatadas.

Para a parte de pesquisa, o Zotero permite que durante a busca em sites como o Google Scholar sejam baixados os arquivos de referência no formato EndNote. Isso permite que durante a navegação o usuário armazene as referências diretamente dos sites de buscas. Além disso é mantigo o link para do artigo original, permitindo a sua leitura quando necessário.

Para a formatação no texto, o Zotero tem plugins para Microsoft Word e para o OpenOffice Writer. Ambos funcionam com a definição de estilos, que estão disponibilizados no próprio site do Zotero. Ficamos gratos aos desenvolvedores do estilo ABNT para o Zotero por facilitar muito nossas vidas.

Com isso o Zotero se mostra uma plataforma amigável para gestão de referências com software livre, tornando o OpenOffice um verdadeiro concorrente do Latex para produção científica.

Deixo publicado aqui também um modelo que deve atender aos padrões da Sociedade Brasileira de Computação.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

wktraster plugin for Quantum GIS 0.5

Tenho o prazer de comunicar que estou lançando a versão 0.5 do plugin wktraster.

Nesta versão os principais avanços foram:
- a possibilidade de carregar apenas uma linha da tabela (permitindo ler tabelas onde cada linha é uma imagem pertencente a um mosaico).
- Listagem melhorada de tabelas raster, permitindo carregar tabelas oriundas de processamentos.
- Carregamento de raster melhorado, permitindo cancelar durante o processo e mostrando as etapas da criação das overviews.
- Possibilidade de carregar os retângulos envolventes que compõe as matrizes da tabela.

Além disso a versão sofreu uma forte correção de bugs. Solicito a todos que encontrarem bugs que me enviem e-mail ou o reportem no site do projeto.

Carregamento de uma imagem com opções de overviews:


Lendo apenas uma linha da tabela

Lendo a representação vetorial da tabela