segunda-feira, 11 de julho de 2011

Compilando para windows com mingw e Qt3 GPL

Um dos maiores desafios do programador que gosta de Linux é gerar produtos para os usuários windows. Como a Qt é uma biblioteca multi-plataforma, isso é possível.

São necessários para esta tarefa os pacotes: mingw32, qt3-dev-tools, libqt3-mt-dev (em uma instalação Ubuntu 11.04).

Primeiramente, a Qt3 pode ser obtida através do projeto qt-win. É recomendado que o desenvolvedor obtenha o instalador da biblioteca para windows e a instale usando Wine. Para poder utilizar o arquivo a seguir, instale no diretório: C:\qt-win-free-mingw-3.3.4

Em seguida, seguiremos as configurações do mkspecs, conforme a referência descreve. Este arquivo muda muito conforme onde você instalou a Qt e com as versões do compilador e da biblioteca Qt. Portanto, caso precise alterar, siga a referência. Recomenda-se copiar a pasta /usr/share/qt3/mkspecs/win32-g++ para /usr/share/qt3/mkspecs/win32-mingw e colar o arquivo qmake.conf na pasta win32-mingw.

Agora ao utilizar o qmake pode-se utilizar o parâmetro "-spec win32-mingw" para passar para o compilador que você deseja um arquivo executável em windows, ao invés de um executável em linux.

Referências:
Cross compiling Qt/Win Apps on Linux

Nenhum comentário:

Postar um comentário