quarta-feira, 18 de maio de 2011

Azimutes e Distâncias

Alguns anos atrás um amigo precisou olhar um memorial descritivo antigo para entender o processo de subdivisão do loteamento que ocorreu com os anos. No memorial vinham apenas azimutes e distâncias a partir de uma coordenada conhecida.
Como esse problema é algo frequente, escrevi o plugin Azimuth and Distance para o Quantum GIS. O objetivo do plugin é exatamente desenhar geometrias utilizando ângulos e distâncias.
Posteriormente, foi levantado interesse de um programador americano, Fred Laplante em ajudar no plugin e, depois de diversas versões e correções, podemos dizer que consideramos o plugin satisfatório e prático.


Espero que seja útil!

15 comentários:

  1. Sou iniciante em geo processamento e gostaria de saber se é necessário converter as coordenadas -XXº XX" XX,XX' e como faço para converter o azimute e a coordenada conhecida.

    ResponderExcluir
  2. Oi Getúlio,
    O plugin se encarrega de converter boa parte dos problemas de coordenadas. Desta forma, se você colocar quaisquer 3 números separados pelo que você quiser ele reconhece como grau, minuto e segundo.
    Transformar de azimute e distância para coordenada depende de um ponto de partida e de uma metodologia para medição.
    Caso tenha mais alguma dúvida, por favor, explique seu problema com mais detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maurício, vou pegar o gancho e fazer minha pergunta, tem como obter os valores dessa transformação usada pelo plugin para criar o polígono, ou qual metodologia para essa medição seria mais recomendado?

      Excluir
  3. Ola Mauricio. Onde esta disponivel esse plugin ?

    vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valmor. Este plugin está disponível dentro do próprio QuantumGIS através do repositório oficial.

      Excluir
  4. Hello,

    how can i import a list of coordinates? i tried saving the .dbf file to .csv and import but it didnt work, is there a special way in which the data should be kept in a csv file?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá, instalei o QGIS, add seu plugin azimuth, possuo 700 marcos de uma área, já digitei tudo no plugin, não sei como criar o poligono e coloca-lo sobre o mapa do Google, poderia me ajudar ? Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Maurício, você pretende fazer a atualização do plugin para a versão 2.0?
    Essa ferramenta é muitíssimo útil e ainda não tem equivalente no QGIS 2.0, existe um complemento Improved Polygon Capturing 2, que permite entrar com ângulos e distâncias durante o desenho de um polígono, mas sem a opção de um ponto inicial com coordenadas absolutas nem a possibilidade de se importar um memorial como no que você desenvolveu.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Mauricio, estou com a versão QGis 2.01. Refiz exatamente as coordenadas daquele exemplo que você mostra no vídeo (inclusive DATUM) e a figura do polígono não aparece, mas a camada é criada. Quando mando visualizar no GE, da um ponto na Asia. Há alguma incompatibilidade com esta versão? O que pode estar ocorrendo?

    ResponderExcluir
  10. boa tarde. não está desenhado.o que fazer ?

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Gostaria de saber se tem um plugin que faz o contrário
    pega um poligono e descreve em azimuth...

    ResponderExcluir
  12. Qual a fórmula para o cálculo da conversão entre azimute e coordenadas geográficas?

    ResponderExcluir
  13. bom dia. gostaria da ajuda de alguém. tenho dois pontos co azimute e distancia e queria saber as coordenadas desses pontos. vou passá-los e aguardo ajuda de alguém:
    264º 24' 03 '' distancia 205 metros 353º 08' 51'' '

    desde já sou grato
    valter
    valtinhodemelo@gmail.com

    ResponderExcluir