Como vimos anteriormente, uma das grandes aplicações da GDAL é na conversão de coordenadas. Esta semana me peguei querendo uma transformação rápida de coordenadas e utilizei uma sequência de comandos Python no terminal interativo para resolver esse problema.
Uma das vantagens do Python é que no terminal interativo pode-se acompanhar os resultados conforme eles aparecem.
Neste exemplo cada sistema de coordenadas é definido por um objeto da classe "osr.SpatialReference" (Referência Espacial). Para definir os sistemas de coordenadas novamente utilizamos a referência EPSG de cada um destes no método "osr.SpatialReference.ImportFromEPSG()".
Por fim, é criado um objeto "osr.CoordinateTransformation" (Transformação de Coordenadas) partindo de srE para srS. Este objeto vai ser o responsável por transformar todos pares (ou triplas) de coordenadas que eu passar para ele através do método "osr.CoordinateTransformation.TransformPoint(x,y,z)" Repetindo esse comando várias vezes pode-se transformar várias coordenadas. É uma calculadora rápida e precisa de coordenadas. E serve como exemplo de como definir sistemas de referência na GDAL em Python.
Espero que seja útil.
E até o próximo post.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
GDAL e Sistemas de Coordenadas
Marcadores:
gdal,
python,
transformação de coordenadas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Testando se os comentarios estao funcionando corretamente.
ResponderExcluirOk, só é preciso logar.