quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

QGIS, Raster e Reprojeção

Reprojetar arquivos matriciais (raster) em tempo de execução (on-the-fly) sempre foi uma tarefa complicada para os desenvolvedores de softwares de SIG. O QuantumGIS, porém, teve uma abordagem diferente. Quando se trata de reprojetar um arquivo matricial ele simplesmente não faz. Isso porque até agora ninguém apontou uma técnica realmente vantajosa de reprojetar raster de maneira eficiente. Então... Como trabalhar?
Entre alguns companheiros temos a seguinte linha: "Nunca se reprojeta o raster on-the-fly". Quem tem muita informação sabe que processar a todo momento alguns gigabytes de memória é perda de tempo. Por isso sempre deixamos os arquivos matriciais já reprojetados para o sistema de referência que será trabalhado.

Se o usuário configurar o Quantum GIS para trabalhar no mesmo sistema de coordenadas que o raster, todos os vetores são reprojetados para este sistema, possibilitando trabalhar com vetores em outros sistemas de coordenadas.Na figura a seguir vemos a transformação "on the fly" habilitada e o projeto (Configurações -> Propriedades do Projeto) configurado para exibir informações em WGS 84 Latitude e Longitude.


 Como este é o mesmo sistema de coordenadas utilizado pelo arquivo raster do SRTM utilizado como exemplo, o software reprojetou os vetores (que estavam em EPSG: 900913 Google Mercator) para o sistema do projeto. Sendo este sistema o mesmo que o do raster, o raster é visualizado. Caso não seja o arquivo simplesmente não será exibido.
Na figura abaixo vemos o resultado da sobreposição quando o arquivo raster e o projeto estão no mesmo sistema de coordenadas mas os vetores não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário