Seu Software de SIG preferido agora também te ajuda nas viagens! Neste post mostro como traçar uma rota das rodovias brasileiras no QGIS e navegar utilizando imagens de satélite do GoogleMaps.
Primeiramente, vamos aos requisitos:
Dados: Banco Contínuo de 1:1.000.000 (disponivel no IBGE)
Softwares: Quantum GIS 1.6+ RoadGraph Plugin (disponivel em win32 e linux) + OpenLayers Plugin (disponivel através do repositório de plugins python)
Obs.: Vale lembrar que o RoadGraph Plugin será incluído no QGIS oficial na versão 1.7
Primeiramente, carregamos nossos dados. A camada de rodovias é chamada ST_Rodovias*. Quando o plugin está instalado (copiando-o para a pasta c:\osgeo4w\apps\qgis\plugins\ no caso do OSGeo4W), já aparece a caixinha de traçado de rotas no canto inferior esquerdo. Clicamos na origem e no destino e o plugin traçará nossa rota conforme a figura.
* Na escala 1.100.000 quase todas as pontes são pontos. Caso quiséssemos contar as pontes também, deveríamos editar a camda ST_Rodovias e incluir os objetos da camada ST_Ponte_Tunel.
Usando o botão direito do mouse sobre a camada "shortest path" podemos exportar para ShapeFile nossa rota. Faremos isso para poder reprojetá-la corretamente.
Agora, podemos carregar o plugin OpenLayers do QGIS.
E o resultado, conforme esperávamos, é uma visualização da rota traçada sobre imagens do Google Maps.
O grande poder desta solução é, por exemplo, descobrir quantos munícipios serão atravessados por estar rotas. Ou quantas cidades passarão a até 100km do percurso. Ou, conforme alguns amigos meus sempre sonharam: Qual é o comprimento total do trecho X ao trecho Y que eles possuem na base deles.
São análises possíveis por estarmos dentro de um software de sig com uma base de dados completa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acho que devo me incluir no rol dos que sonham em saber os comprimentos das rotas.
ResponderExcluirUma hora destas eu chego lá.
Aquele abraço.
Deixo o relato de uma experiência bem sucedida: um netbook com W7 e um GPS bolinha USB com o Quantum GIS fazendo rastreamento em tempo real e plotando a trilha sobre o mapa de campo!
ResponderExcluirIsso foi feito por um técnico do SIGRB (www.sigrb.com.br) que foi percorrendo de carro as estradas do Vale do Ribeira no Sul de São Paulo - SP.
Boa tarde, não consegui fazer o download do IBGE, teria algum outro lugar?
ResponderExcluirObrigada,
Carla