segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Viajando pelo Brasil com QGIS

Seu Software de SIG preferido agora também te ajuda nas viagens! Neste post mostro como traçar uma rota das rodovias brasileiras no QGIS e navegar utilizando imagens de satélite do GoogleMaps.
Primeiramente, vamos aos requisitos:
Dados: Banco Contínuo de 1:1.000.000 (disponivel no IBGE)
Softwares: Quantum GIS 1.6+ RoadGraph Plugin (disponivel em win32 e linux) + OpenLayers Plugin (disponivel através do repositório de plugins python)

Obs.: Vale lembrar que o RoadGraph Plugin será incluído no QGIS oficial na versão 1.7

Primeiramente, carregamos nossos dados. A camada de rodovias é chamada ST_Rodovias*. Quando o plugin está instalado (copiando-o para a pasta c:\osgeo4w\apps\qgis\plugins\ no caso do OSGeo4W), já aparece a caixinha de traçado de rotas no canto inferior esquerdo. Clicamos na origem e no destino e o plugin traçará nossa rota conforme a figura.

* Na escala 1.100.000 quase todas as pontes são pontos. Caso quiséssemos contar as pontes também, deveríamos editar a camda ST_Rodovias e incluir os objetos da camada ST_Ponte_Tunel.


Usando o botão direito do mouse sobre a camada "shortest path" podemos exportar para ShapeFile nossa rota. Faremos isso para poder reprojetá-la corretamente.

Agora, podemos carregar o plugin OpenLayers do QGIS.

E o resultado, conforme esperávamos, é uma visualização da rota traçada sobre imagens do Google Maps.

O grande poder desta solução é, por exemplo, descobrir quantos munícipios serão atravessados por estar rotas. Ou quantas cidades passarão a até 100km do percurso. Ou, conforme alguns amigos meus sempre sonharam: Qual é o comprimento total do trecho X ao trecho Y que eles possuem na base deles.
São análises possíveis por estarmos dentro de um software de sig com uma base de dados completa.

3 comentários:

  1. Acho que devo me incluir no rol dos que sonham em saber os comprimentos das rotas.
    Uma hora destas eu chego lá.
    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  2. Deixo o relato de uma experiência bem sucedida: um netbook com W7 e um GPS bolinha USB com o Quantum GIS fazendo rastreamento em tempo real e plotando a trilha sobre o mapa de campo!
    Isso foi feito por um técnico do SIGRB (www.sigrb.com.br) que foi percorrendo de carro as estradas do Vale do Ribeira no Sul de São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, não consegui fazer o download do IBGE, teria algum outro lugar?
    Obrigada,

    Carla

    ResponderExcluir